top of page

Conheça as vantagens de Previdência Privada Pt. 2

Olá pessoal,


Hoje daremos continuidade a conversa da semana passada referente as características da previdência privada e porquê pode ser uma boa ideia começar uma.




Para os adeptos da poupança, o rendimento dela está abaixo da linha preta do gráfico. Grafico de 07/2020 ate 03/2023


“Patrick, eu já tenho uma previdência. Realmente vale a pena eu gastar meu tempo pra tentar melhorar a rentabilidade dela?”


SIM!!!!


Como estamos falando de investimentos de longo prazo, cada ponto percentual extra na rentabilidade fará uma enorme diferença lá na frente. 1% a mais de rendimento ao ano já muda o cenário todo.


Foto: Cortesia XP.Inc


Com relação a segurança, os planos de previdência privados são fiscalizados pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).


É ela que é responsável pela saúde financeira das seguradoras, e por se tratar de um setor estratégico que serve justamente para proteger as pessoas e empresas, a SUSEP é extremamente rigorosa. Ela está constantemente analisando o balanço das seguradoras para saber se as reservas estão bem controladas para garantir que os assegurados serão pagos. Caso alguma seguradora não esteja com o balanço controlado, ela é obrigada a parar de vender novos seguros até que se estabilize. Se isso não for atendido, ela obriga a seguradora a vender sua carteira de clientes para outra seguradora que esteja com a saúde financeira em dia. Se isso não bastasse, toda seguradora possui por trás dela, uma resseguradora (seguradora das seguradoras). Essas por sua vez, possuem patrimônios superiores ao PIB de pequenos países. Resumindo, a segurança da previdência pode ser considerada ainda maior do que a do mercado financeiro convencional que é fiscalizado pela CVM (organismo vinculado ao Ministério de Fazenda responsável por fiscalizar o mercado financeiro). Não que ele seja arriscado, nosso mercado é um dos mais seguros do mundo. Porém a CVM se restringe a punir crimes financeiros e a receber denúncias de fraude. Ela tem um papel menos ativo na fiscalização do que a SUSEP.


“Juntei um patrimônio, mas e agora? Como faço para que isso me gere uma renda pra complementar minha aposentadoria?” Falaremos disso nessa semana.


19 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Kommentar

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
Mit 5 von 5 Sternen bewertet.

Gefällt mir
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp
bottom of page