top of page

Carta para Investidores: Novembro/2024

Faltam 49 dias até o final de 2024, assim trago um retrospecto dos últimos 3 meses e impactos nas carteiras. No Brasil tivemos duas reuniões do Banco Central - com aumentos de 0,25%, e 0,50% - elevando a Selic para 11,25% a.a.

A decisão do BC reforçou o compromisso com a politica monetária para conter possíveis pressões inflacionárias.

A magnitude dessa ciclo de aumento de juros é incerta, o mercado trabalha com uma expectativa de taxa SELIC terminal acima de 13%a.a.


Câmbio: O BRL começou Agosto em R$ 5,20 , e hoje é negociado a R$ 5,80. Essa depreciação muito por conta de: a) incertezas fiscais no Brasil; b) Politica Monetária nos EUA, com FED iniciando diminuição de juros, c) Eleições Americanas;


Renda Variável: Fundos de investimentos multimercados com exposição em ações, Fundos de Ações, e Ações Brasileiras foram impactadas negativamente em 2,40% nos últimos 3 meses vs Bolsas mundiais surfando um excelente momento, com SP500 subindo 11,50% no mesmo período.


Para o investidor local, existe uma tríade importante em Renda Fixa:

>> IPCA: nos últimos 12 meses, IPCA atingiu 4,76%. Carteira com exposição IPCA+ taxa são boas alternativas para prazos mais longos;


>> DI: nos últimos 12 meses, CDI acumulado foi de 10,88%. Carteiras com exposição em CDI+ ou pós-fixadas com prêmio por conta de prazo, são uma boa opção;


>> Pré-fixados: subiram bem as taxas, chegando a pagar acima de 14% a.a, para prazos mais longos;


Pensando pelo ótica do investidor - rentista - sem preocupação com prazo de resgate, existem bons prêmios hoje no mercado de Renda Fixa.

Momento bem favorável!


Do ponto de vista dos investidores mais arrojados, essa nebulosidade no front fiscal e polìtico, ambos impactam negativamente ativos de risco tais como: câmbio, ações e fundos mais arrojados.

Dessa forma, cada vez mais frequente o stress e choques entre mercado & governo.


Nosso trabalho é trazer um pouco do contexto e adaptar às carteiras, com um bom balanceamento de risco, avaliação de prazos de investimentos, diante desse ambiente um pouco mais desafiador para o Brasil.


Boa semana.!!

Rafael Gonzalez

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Whatsapp

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro das novidades.

Email enviado com sucesso!

Sim, eu autorizo o recebimento de comunicações

Ouvidoria XP

0800 722 3730


Copyright © Platinum Investimentos 2025. Todos os direitos reservados

A Platinum Investimentos Agentes Autonomos de Investimentos, inscrita sob o CNPJ: 11.230.592/0001-54 é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de  produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos.

 

Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

Logo Platinum Black
bottom of page